quinta-feira, 15 de março de 2012

1) Objetivo do trabalho:


I. Construir a ponte de macarrão;
II. Aprender sobre a estática do ponto material;
III. Cumprir uma tarefa mínima: trabalho em grupo; 

2) Escrever os materiais utilizados na construção da ponte.

 - Macarrão
 - Cola
 - Apoio (caixa de sapato)
 - Alicate
 - Tesoura
 - Saliva
 - Pincel
 - Leque ( feito de papel )
 - Régua

3) Descreva em 8 passos a construção da ponte.


1° : Separar os filetes de macarrão;
2° :  Juntar os filetes 4 por 4, 3 por 3 até que tenhamos a base e uma estrutura regular;
3° : Juntar os filetes de números iguais formando a base esquerda;
4°: Fazer idem ao passo 3 para formar uma segunda base concreta;
5° : Ligar as bases de 20 cm cada uma
das pontas para ter mais consistência; 6° : Cortar ao meio os pedaços restantes de macarrão; 7° : Junta-los  de dois em dois filetes; 8° : Levantando a estrutura e finalizando a ponte;

4) Desenhe ou fotografe o projeto final de sua ponte de forma detalhada. Indicando as dimensões de todas as partes.


5) Faça um histórico dos projetos desenvolvidos pelo seu grupo. Caso você já venha descrevendo no blog cada projeto não precisa realizar esta etapa.

6) Qual a ponte mais importante de Taubaté ?

Ponte do Jaraguá, porque uni cidades como Taubaté, Tremembé e Pindamonhangaba. Com ela, temos um anel viário na região. Criada para substituir outra ponte que caiu em 2009.

7) Faça uma pesquisa: Escolha uma ponte real que de alguma forma marcou época com sua engenharia avançada. Desenhe ou cole uma foto da mesma no espaço abaixo e faça uma breve descrição física dessa ponte.

Ponte Qingdao Haiwan. Está localizada na província de Shandong, na República Popular da China. É a maior ponte sobre a água salgada existente e sua inauguração ocorreu em junho de 2011 após quatro anos de construção. A ponte pode aguentar grandes terremotos e até uma batida de navio de até 300.000 toneladas.
 

8) Característica da ponte:

Colocaremos logo após a competição.

9) Cálculo das forças dos apoios

Colocaremos logo após a competição.

10) Para determinar o valor das forças de apoio você utilizou duas condições . Quais são essas condições ? Justifique a utilização das mesmas.

Usamos a base e a estrutura, pois a base serve de apoio para as forças que serão colocadas pela estrutura.

11) O resultado antigo por sua ponte foi o esperado ? Justifique.

Logo após a competição.

12) Qual a maior dificuldade do grupo para a construção da ponte? Justifique.


A maior dificuldade do grupo foi ao levantar a estrutura. Pois nada colava os filetes e assim que conseguimos a ponte se quebrava porque colocávamos muita força. 

13) Neste local faça a citação a pelo menos 5 conceitos físicos utilizados no projeto da ponte. Além da citação explique em que momento o conceito foi utilizado.

1) A base da ponte que serve como apoio para o centro da massa que será colocada;
2) O ponto de equilíbrio do corpo;
3) Forças que exercem nas bases, estrutura e a base para colocar a ponte;
4) Peso exercido sob a ponte ( peso da caixa e peso da ponte);

14) Conclusão Final

O objetivo do trabalho era o aprendizado da estática do ponto material dado em sala, mostrando no item 8 da ponte, massa, massa suportada, peso da ponte e o peso suportado. No item 2 poderá ver os materiais utilizados para a construção da ponte e logo abaixo no item 3 passo a passo de como ela tomou forma.