domingo, 24 de junho de 2012

Relatório - Foguete a Água - Parte 1

Questão 1 - Descreva a atividade de cada aluno no projeto.


Bruna - material e fotografia
Bruno - bomba 
Érica - material
Giulianna - organização em geral
Thainá - material


Questão 2 - Todos os grupos deveriam estar mostrando na aula de hoje o que foi prometido na semana anterior. Descreva o que prometeu e se cumpriu ou não? O que o grupo promete para próxima aula?


Prometemos levar o foguete, mas ao invés disso, levamos a base.


Questão 3 - Já foram realizados testes? Caso positivo tabelar os tempos de cada teste, descrever junto o tipo de garrafa e se usou ou não paraquedas.




Tipo da garrafa
Tempo sem paraquedas
Tempo com paraquedas
600ml
2,3 s
4,6 s
600ml
3,5 s
5,7 s


Questão 4 - Descrever como construir a base feita por vocês.


1° passo: Na madeira, medir o tamanho do cano PVC em forma de 'T' e marcar onde furar. São quatros furos, dois de cada lado, em volta do cano. Colocar o cano, parafusar as braçadeiras de aço, para assim prender o cano na base de madeira.


2° passo: Colocar o cano 3/4 conectado ao cano em forma de 'T' e em seguida colocar a mangueira de 3 m.


3° passo: Parafusar dois ganchos na frente dos canos e furar a trava nas duas extremidades. Passar o barbante na trava e depois passar nos ganchos, amarrando-os. 


4° passo: Prender o bico da bomba de pneu de bicicleta em uma extremidade da mangueira . 


5° passo: Furar a rolha de cortiça e passar na mangueira.


Questão 5 - Indique problemas que o grupo teve até o momento na construção do projeto.


Tivemos problemas com a rolha, pois teve alguns momentos em que ela vasou. Nos testes, conseguimos alguns lançamentos bons. Mas no dia do Festival, não conseguimos lançar, até trocamos de rolha, mas nada adiantou.


Questão 7 - Em que local você está testando, ou pretende testar o foguete?


Testamos em um terreno na frente da casa da integrante Bruna, e pretendemos testar no sítio dos avós do integrante Bruno.


Questão 8 - Na semana do dia 18 haverá teste coletivo dos foguetes no colégio. Teu grupo estará pronto para este teste? Justifique sua resposta.


Sim, estamos preparados. Nossa base, foguete e paraquedas foram testados e estão prontos.























Relatório - Foguete a Água - Parte 2

Questão 1- Qual a pressão que é colocada no foguete a água?

A pressão que foi recomendada por Tiago Mitsuo na palestra foi de 80 a 100 PSI .

Questão 2 - Qual a situação atual do seu projeto?

A situação atual do nosso projeto é de testes, pois a base, o foguete e o paraquedas já foram construídos.

Questão 3 - Neste local você deve construiu uma tabela com lançamento, tempo no ar e situação do lançamento (com paraquedas ou não, etc).

      
1° lançamento     2,3 s  sem paraquedas
2° lançamento     3,5 s  sem paraquedas
3° lançamento     5,7 s  com paraquedas
4° lançamento     4,6 s   com paraquedas
 
Questão 4 - Descreva como seu paraquedas foi construído.

Nosso paraquedas foi construído a partir de instruções dadas por um vídeo recomendado pelo professor. Usamos toalha de mesa de plástico (tecido bem leve) e barbante para fazer os fios e fita isolante para ligar ao foguete. 

Questão 5 - Estime o desempenho de seu grupo na tomada dos tempos do sábado e na competição de agosto. 

O Festival de Foguete a Água ocorreu sábado passado, dia 16/06, e nosso foguete teve alguns problemas, pois não conseguimos lançá-lo. Mas na Competição de Foguete a Água em agosto o grupo estima que seu lançamento passe dos 10 s.

Questão 6 - Calcule a força realizada pelo foguete sobre a água que está dentro do mesmo.

Raio (R) = 2 cm = 0,02 m
π = 3,14
Pressão (p) mais utilizada = 6 bar = 600000 Pa
π.R² = área do círculo

Cálculo da força (F)

p=F/A
F=p.A
F=p.π.R²
F=600000 . 3,14 . 0,02²
F= 1884000 . 0,0004
F= 753,6 N

Questão 7 - Descreva de forma detalhada a experiência do grupo nos primeiros lançamentos.

Nos primeiros lançamentos não calculamos o tempo do foguete, pois só queríamos ver se estava tudo funcionando, se ia funcionar o paraquedas, se a rolha era apropriada, se a quantidade de água era adequada.  O mais complicado de tudo foi o paraquedas, porque tivemos que ter cautela ao dobrar, cortar e furar para colocar os fios de barbante. Para conseguir um melhor resultado, assistimos um vídeo mostrando passo a passo como se fazer um paraquedas e testamos em folhas A4 antes de fazer na toalha de mesa. Tivemos um ótimo resultado, pois ele funcionou.

Questão 8 - Descreva todos os materiais de tua base, teu foguete, e teu paraquedas possui.

Base: madeira, parafusos, um cano PVC em formato de 'T' e outro em tamanho 3/4, mangueira, rolha, veda rosca, braçadeira de aço, presilhas.
Foguete: garrafa PET de 600 ml
Paraquedas: toalha de mesa (tecido leve), barbante e fita isolante.

Questão 9 - Cite 5 conceitos físicos envolvidos no projeto e descreva onde eles estão envolvidos. 

Centro de Pressão: É quando a pressão faz com que o ar passe por várias partes do foguete durante o lançamento e o voo.

Empuxo: É a força que faz o foguete subir. Com o ar dentro do foguete, ele empurra a água para fora, tendo como resultado uma reação no sentido contrário ao da garrafa.

Inércia: Quando a garrafa está mais cheia ela tem mais inércia, consequentemente mais massa. Mas a inércia tem resistência a mudanças de direção. Mas como no nosso foguete não colocamos nem metade da garrafa com água, ela tem menos inércia e assim menos massa, fazendo com que não tenha tanta resistência as mudanças de direção.

Segunda Lei De Newton: Uma garrafa de maior massa terá uma menor aceleração, e uma garrafa de menor massa terá uma maior aceleração.

Terceira Lei de Newton: Quanto mais rápido a água for expelida da garrafa, maior será a reação da água contra a força que foi exercida.


Questão 10 - Conclusão do Projeto.

Este projeto envolve muitos conceitos físicos estudados. É um jeito mais interessante de aprender todo o conteúdo dado em sala de aula, de uma forma que todos possam interagir e aprender com mais facilidade e também é uma forma divertida.